João Bonino Moreira nasceu em Santa Teresa (ES) em 1931. Estudou em Vitória e, em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde residiu durante...

João Bonino Moreira - Biobibliografia

João Bonino Moreira nasceu em Santa Teresa (ES) em 1931. Estudou em Vitória e, em 1949, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde residiu durante vinte anos. Aposentou-se como bancário em 1983.

João Bonino é um dos talentos literários revelados pelo Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo no auge de seu investimento na publicação de obras de literatura. Com o selo do IHGES Bonino publicou os livros O presidente nu (1997), A rainha que piava e outros contos (1997) e O necrologista e outros escritos (1998). Os dois últimos são livros de contos. O primeiro é o único fragmento remanescente de um suposto romance perdido num incêndio. Obra sui-generis, O presidente nu apresenta o que se poderia chamar de ficção editorial, uma vez que, ao fragmento remanescente do romance e às explicações de Bonino sobre a perda dos originais, se somam um prefácio e duas apresentações que teriam sido escritas para a edição integral, escritas por Renato Pacheco, Luiz Guilherme Santos Neves e Miguel Depes Tallon. O presidente nu é um texto lúdico de concepção individual — ou seja, de João Bonino — e execução coletiva, a partir da parceria dos escritores acima referidos.

Clique em Repertório Literário para conhecer a produção literária do autor.

0 comentários :